Quando orientamos monografias e outros trabalhos acadêmicos, a maior preocupação do orientador é escolher um aluno que, além da capacidade, também tenha o compromisso com a produção científica sem plagear.
É muito comum encontrar monografias copiadas, baixadas de internet ou compradas de pessoas inescropulosas, que também plageiam. Porém, plágio é CRIME.
Certa vez, fui convidado para ser membro de banca de monografias. Das dez produções que corrigi, três eram cópias idênticas de trabalhos já publicados, e três possuíam passagens copiadas sem a devida citação de autoria.
Surpreende-me muito a notícia veiculada pela Folha de São Paulo e na página da Globo.com, onde um suposto plágio também envolveria uma reitora de uma instituição tão conceituada como a USP.
O episódio serve de alerta a todos que predentem fazer trabalhos acadêmicos. Irei acompanhar o caso e divulgar quaisquer novidades neste blog.
Íntegra da reportagem sobre o suposto plágio, acesse: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1366238-5603,00-CASO+DE+SUPOSTO+PLAGIO+ENVOLVE+O+NOME+DA+REITORA+DA+UNIVERSIDADE+DE+SAO+PAU.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário