terça-feira, 30 de junho de 2009

"Somos elos de uma mesma corrente." SERÁ?




Tenho observado que, apesar do esforço da coordenação e do colegiado para oferecer atividades complementares gratuitamente, ainda falta comprometimento por parte dos alunos.

Segue o meu desabafo. Estamos promovendo palestras sem receber nenhum centavo por isso. Bons ou ruins (fica a minha ressalva que todas as palestras aos sábados foram muito boas), todos os palestrantes que vieram não receberam um centavo. Pelo contrário, gastaram transporte, alimentação e utilizaram recursos didáticos próprios. Nas duas últimas palestras, até o computador e o data-show foram cedidos por mim. Ora, nós que não temos obrigação nenhuma de promover tal atividade (pelo menos gratuitamente, se fosse remunerado o discurso seria outro), sacrificamos família e fim de semana, sem contar o tempo que gastamos nos preparando para oferecer uma boa palestra.

Perguntem ao William, aluno do 7º CC, quanto tempo ele gastou preparando a sua palestra, sem contar que ele ficou o sábado todo na FACED, apresentando uma palestra de manhã e outra à tarde.

Acho que os alunos, principalmente do 1º ao 5º CC, não leram o regimento das atividades complementares. É obrigação do aluno buscar as atividades. São 160 horas-aula para cumprir. É uma tarefa que não dá para deixar para a última hora.

Bem, este semestre realizamos 03 palestras. Nas duas primeiras (com o Antônio Dias em Abril, e com o Prof. Bruno e o aluno William em junho) os alunos INSCRITOS que faltaram, totalizaram um terço. Na última, na palestra sobre Libras, dos 50 alunos inscritos, apenas 16 compareceram, ou seja, 68% dos inscritos faltaram.

Essas ocorrências desmotivam qualquer outra iniciativa ou idéia de contribuir mais com as atividades complementares. Aliás, leva-me a refletir se realmente devo insistir no Fórum, para depois ficar de “cara grande” com os meus amigos que virão dar palestras por causa de um pedido pessoal meu, para uma “meia dúzia” de presentes.

Peço que reflitam e, quem se inscrever para uma atividade, que realmente participem. Afinal, vários alunos perderam a oportunidade de se inscrever, porque estes que faltaram ocuparam o seu lugar.

Não falo neste espaço como coordenador do curso. Esse blog é pessoal e este desabafo é pessoal, logo não falo em nome da instituição. Fica aqui o meu sentimento de desânimo e espero que no semestre que vem, as coisas sejam diferentes.


Jean


Nenhum comentário:

Postar um comentário