terça-feira, 30 de junho de 2009

O SEGREDO DO SUCESSO É SER APAIXONADO PELO QUE FAZEMOS! - escrito por William Antônio - 7º CC

O SEGREDO DO SUCESSO É SER APAIXONADO PELO QUE FAZEMOS!


. “ Sucesso é lapidar sua pedra bruta, dando vazão a sua criatividade”.


Para muitos profissionais o segredo do sucesso é um mistério, um enigma. Mas para mim, o sucesso é fruto do esforço humano, do sacrifício que fazemos para alcançar os objetivos que nós traçamos. Gostaria de usar este espaço para tentar motivar meus amigos, colegas e futuros profissionais da área contábil. Estou no 7º período do curso de Ciências Contábeis, e confesso que nunca tive um espaço dentro da instituição para mostrar meu trabalho e discutir assuntos, que muitas das vezes não temos oportunidade de ver durante nossas aulas. Penso que nós alunos devemos aproveitar este espaço que hoje temos, para ampliar nossos conhecimentos e principalmente nossas relações profissionais.

Quero dividir com vocês a alegria que senti, quando tive a oportunidade de desenvolver e apresentar aquela palestra sobre Planejamento Tributário. Elaborei tudo com muito amor, esforço e muita coragem, e aprendi muito mais do que ensinei. E ainda fiquei muito mais feliz, quando uma colega, despertada pelo assunto que apresentamos na palestra, nos levantou um problema que ela enfrentava no seu trabalho. Deste problema, surgiu a oportunidade de criarmos um grupo de estudo e ganharmos mercado de trabalho.

Fico muito triste com este desabafo do professor Jean, com sinceridade, gostaria muito que houvesse mais comprometimento de nós alunos. Gostaria que houvesse mais interesse, mais entusiasmo com a profissão que nós estamos escolhendo. Vamos verdadeiramente ser um elo da mesma corrente, vamos buscar esforços para valorizarmos mais a nossa instituição, a nossa profissão e nós mesmos como seres humanos. Ao professor Jean, fica aqui o meu apoio, meus agradecimentos mais uma vez e minha disposição para tentarmos motivar os alunos, FUTUROS PROFISSIONAIS.

Aos alunos coloco-me a disposição para desenvolvermos mais trabalhos, para criarmos grupo de estudos. E espero que despertem um pouco mais de ânimo e entusiasmo pelo curso.

Quero dividir também com vocês um evento que juntamente com alunos do 1º e 7º período, estaremos realizando em Agosto. Iremos promover oficinas práticas para os interessados a aprenderem a elaborar declarações como DCTF, DIPJ, DIRF, etc, já que não temos oportunidade de aprendermos durante as aulas. Ficaremos durante o mês de julho, preparando todo material para estas oficinas. Espero contar com todos, principalmente com apoio dos alunos.

Obrigado,

Willian Antônio.

"Somos elos de uma mesma corrente." SERÁ?




Tenho observado que, apesar do esforço da coordenação e do colegiado para oferecer atividades complementares gratuitamente, ainda falta comprometimento por parte dos alunos.

Segue o meu desabafo. Estamos promovendo palestras sem receber nenhum centavo por isso. Bons ou ruins (fica a minha ressalva que todas as palestras aos sábados foram muito boas), todos os palestrantes que vieram não receberam um centavo. Pelo contrário, gastaram transporte, alimentação e utilizaram recursos didáticos próprios. Nas duas últimas palestras, até o computador e o data-show foram cedidos por mim. Ora, nós que não temos obrigação nenhuma de promover tal atividade (pelo menos gratuitamente, se fosse remunerado o discurso seria outro), sacrificamos família e fim de semana, sem contar o tempo que gastamos nos preparando para oferecer uma boa palestra.

Perguntem ao William, aluno do 7º CC, quanto tempo ele gastou preparando a sua palestra, sem contar que ele ficou o sábado todo na FACED, apresentando uma palestra de manhã e outra à tarde.

Acho que os alunos, principalmente do 1º ao 5º CC, não leram o regimento das atividades complementares. É obrigação do aluno buscar as atividades. São 160 horas-aula para cumprir. É uma tarefa que não dá para deixar para a última hora.

Bem, este semestre realizamos 03 palestras. Nas duas primeiras (com o Antônio Dias em Abril, e com o Prof. Bruno e o aluno William em junho) os alunos INSCRITOS que faltaram, totalizaram um terço. Na última, na palestra sobre Libras, dos 50 alunos inscritos, apenas 16 compareceram, ou seja, 68% dos inscritos faltaram.

Essas ocorrências desmotivam qualquer outra iniciativa ou idéia de contribuir mais com as atividades complementares. Aliás, leva-me a refletir se realmente devo insistir no Fórum, para depois ficar de “cara grande” com os meus amigos que virão dar palestras por causa de um pedido pessoal meu, para uma “meia dúzia” de presentes.

Peço que reflitam e, quem se inscrever para uma atividade, que realmente participem. Afinal, vários alunos perderam a oportunidade de se inscrever, porque estes que faltaram ocuparam o seu lugar.

Não falo neste espaço como coordenador do curso. Esse blog é pessoal e este desabafo é pessoal, logo não falo em nome da instituição. Fica aqui o meu sentimento de desânimo e espero que no semestre que vem, as coisas sejam diferentes.


Jean


segunda-feira, 29 de junho de 2009

Mais uma palestra realizada pelo Fórum Permanente de Ciências Contábeis











Foi realizada no dia 20/06, a palestra “Libras: a arte de comunicar em uma sociedade inclusiva”. A palestra abordou temas sobre cidadania, inclusão social, Libras enquanto meio de comunicação e tópicos relacionados a conteúdos que seriam vistos em um curso de Libras.

Destaque para a participação das palestrantes Elisângela Paiva (foto 3), Andréia Martins (foto 2) que ministraram uma palestra rica e inesquecível. O fechamento da palestra coube ao Presidente da SSDIV Sociedade dos Surdos de Divinópolis, Luiz-Mar (terceiro da foto 1), que contou um pouco de sua história como surdo e deu um show de cidadania e de sua luta pela inclusão social dos surdos de Divinópolis e região.

Quem quiser contatar a SSDIV, o endereço é Rua Rio Grande do Sul, nr. 250, no centro de Divinópolis, com encontros às quartas e sextas-feiras as 19 h. Quem desejar maiores informações, pode enviar mensagem para o celular do Luiz-Mar, número 9989-1271.

Informamos que a SSDIV ainda não tem home page. Se algum aluno de nosso curso conhecer alguém que se interesse em confeccionar e dar manutenção em uma página na internet para a SSDIV, seria muito bem vinda. Afinal, a internet é um grande meio para divulgação.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Alunos de Ciências Contábeis deverão fazer o ENADE 2009

Os alunos que cursarão o 2º período e o 8º período no próximo semestre deverão fazer o ENADE 2009, no dia 08/11/2009 (domingo) às 13 h. O ENADE é componente curricular obrigatório e, caso o aluno não faça o exame, não poderá receber seu diploma enquanto não regularizar sua situação perante o ENADE, pois, por se tratar de componente curricular obrigatório, seria como não ter concluído o curso.

Estamos muito esperançosos de que nossa nota seja muito superior em relação ao último ENADE . A atual turma do 7º CC possui alunos brilhantes, tanto no quesito acadêmico quanto no profissional. Em relação ao atual 1º CC, não tive contatos com a turma como professor, mas só ouço elogios dos demais professores.

É muito importante para a FACED e para os alunos ter uma boa nota no ENADE. Afinal, no mercado de trabalho, eu prefiro dizer que estudei em uma escola altamente avaliada e recomendada. Podemos juntos escrever um capítulo de sucesso. Apóiem o ENADE e façam uma prova com motivação.

Maiores informações: http://enade.inep.gov.br/enadeInscricao/site/linksEstaticos/duvidas.seam?cid=221849

Jean Ferreira Assunção

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Publicada a IN 949 RFB/2009 que trata do RTT

Foi publicada no Diário Oficial de ontem, dia 17/6, a Instrução Normativa 949 RFB/2009 que disciplina a aplicação do Regime Tributário de Transição (RTT) e cria o Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT).

O RTT foi criado para anular, em relação à empresa optante por esse regime, os impactos dos novos métodos e critérios contábeis, introduzidos pela Lei 11.638/2007 e complementados pela Lei 11.941/2009, na apuração das bases de cálculo de tributos federais.

O FCONT, destinado obrigatória e exclusivamente às pessoas jurídicas sujeitas cumulativamente ao lucro real e ao RTT, serve para demonstrar os ajustes fiscais da diferença entre os novos métodos e critérios contábeis e aqueles vigentes em 31-12-2007, não podendo ser substituído por qualquer outro controle ou memória de cálculo.

De acordo com a IN 949 RFB/2009, o FCONT deverá ser apresentado à Receita Federal, em meio digital, até às 24 horas (horário de Brasília) do dia 30-11-2009, mediante a utilização de aplicativo a ser disponibilizado no dia 15-10-2009, no endereço http://www.receita.fazenda.gov.br .

A transmissão do FCONT deverá ser realizada com a assinatura digital mediante utilização de certificado digital válido.

Já as pessoas jurídicas optantes pelo Lucro Presumido, não estarão obrigadas ao FCONT, devendo apenas manter memórias de cálculo que demonstrem os ajustes realizados.

FONTE: COAD, IN 949 RFB/2009

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Nova Palestra será realizada no dia 20/06

Nova Palestra será realizada no dia 20/06


O Fórum Permanente de Ciências Contábeis promoverá no dia 20/06, às 8h30min, a realização da palestra “Libras: a arte de comunicar em uma sociedade inclusiva”. A palestra será apresentada por três profissionais em libras: Luismar, Andréia Martins e Elisângela Paiva.

Lembramos que, o curso de Ciências Contábeis estará oferecendo a disciplina Libras como optativa no 2º semestre. Um dos objetivos desta palestra será demonstrar a importância de se estudar tal disciplina, com ênfase em cidadania e inclusão social.

Será emitido certificado de atividade complementar aos participantes. Solicitamos aos representantes de classe que façam a lista de intenção de suas respectivas salas.

Aluno do 7o. Período é destaque em atividade do Forum Permanente de Ciências Contábeis


Gostaríamos de destacar a participação do aluno Willian Antônio de Castro (foto) na palestra realizada no dia 06/06/2009.

Ele, juntamente com o Prof.Bruno Gontijo, se prontificaram a ministrar a palestra "Planejamento Tributário" em dois horários diferentes, às 9 h e às 14 h, atendendo ao público que trabalha aos sábados.

Ao aluno Willian e ao Prof. Bruno, nossos agradecimentos.

Palestra: Planejamento Tributário




Foi realizada neste último sábado, 06/06, a palestra “Planejamento Tributário”, ministrada pelo Prof. Bruno Cunha Gontijo e pelo aluno Willian Antônio de Castro do 7º período de Ciências Contábeis.

A palestra foi apresentada em duas partes: na primeira o Prof. Bruno apresentou os princípios do Direito Tributário, ressaltando aqueles relacionados com o Planejamento Tributário. Em seguida, o aluno Willian apresentou alguns exemplos práticos de planejamento tributário, aplicáveis em nosso dia-a-dia.

Em tom bem descontraído, a palestra foi encerrada com um filme de motivação. Todos os participantes receberão certificado de participação, totalizando 2h30min. Por ser atividade reconhecida do Fórum Permanente de Ciências Contábeis, o certificado é válido para cumprimento das atividades complementares.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Sped - Regras de validação e tabelas de códigos aplicáveis à Escrituração Contábil Digital (ECD) - Alterações

Por meio do Ato Declaratório Cofis nº 20/2009, foram alteradas as regras de validação e as tabelas de códigos aplicáveis à Escrituração Contábil Digital (ECD) do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), de que trata o Ato Declaratório Executivo Cofis nº 36/2008, utilizadas no Programa Validador e Assinador (PVA), nos termos do Anexo I do referido Ato Declaratório.

Em função dessas alterações, a partir de 08.06.2009, sem prejuízo das demais tabelas divulgadas pelo Ato Declaratório Cofis nº 36/2008, o PVA utilizará as novas tabelas de código definidas no Anexo II do Ato Declaratório Cofis nº 20/2009.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

ECD deverá ser entregue ao SPED até 30 de junho

As sociedades empresárias sujeitas, em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2008, a acompanhamento econômico-tributário diferenciado, nos termos da Portaria 11.211 RFB/2007, e sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no lucro real, devem transmitir ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), até 20 horas (horário de Brasília – DF) do dia 30-6-2009, o arquivo magnético contendo a ECD – Escrituração Contábil Digital do ano-calendário de 2008.

Nos casos de extinção, cisão, fusão ou incorporação, a ECD deverá ser entregue pelas pessoas jurídicas extintas, cindidas, fusionadas, incorporadas e incorporadoras até as 20 horas (horário de Brasília) do último dia útil do mês subsequente ao do evento.
Excepcionalmente, em relação aos fatos contábeis ocorridos entre 1º de janeiro de 2008 e 31 de maio de 2009, este prazo será até 30-6-2009.

A não apresentação da ECD no prazo fixado acarretará a aplicação de multa no valor de R$ 5.000,00 por mês-calendário ou fração.

fonte: www.coad.com.br

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Local da Palestra do dia 06 de junho

Informamos que a palestra sobre Planejamento Tributário de amanhã (06/06) será realizada na Sala 14 (1º andar).

Maiores informações podem ser obtidas no atendimento ou no setor de comunicação da FACED.

Balanço de Maio de 2009

Por ser um mês de muito trabalho para os contabilistas, não foi possível realizar eventos em nosso Fórum.
Porém temos que destacar duas atividades. A primeira, de iniciativa da Profa. Valdilene G. Machado, foi a realização de uma visita técnica à FIAT, que foi reconhecida pelo colegiado como atividade complementar, em um total de 6 horas relógio ou 7,2 horas-aula. A segunda atividade foi a elaboração e aprovação de uma proposta de regulamento para a disciplina de laboratório contábil, pelo colegiado, que será encaminhado ao conselho superior da IES para apreciação.
Nossos agradecimentos à Profa. Valdilene e ao colegiado.

PALESTRA: Planejamento Tributário

Com 63 inscrições para o período da manhã e 36 inscrições para o período da tarde, estaremos realizando amanhã mais uma palestra em nosso Fórum Permanente de Ciências Contábeis.
O Fórum, criado pelo colegiado do curso, tem como objetivo proporcionar eventos que possam promover a interdisciplinaridade, o relacionamento com a comunidade, a discussão de temas contábeis contemporâneos, a promoção do conhecimento e a realização de atividades complementares pelos alunos abrangidos pelas grades curriculares de 2007 a 2009.
O palestra que será realizada amanhã será ministrada pelo aluno Willian Antônio, do 7º Período, que contará com a orientação do Prof. Bruno Cunha. Será oferecida em dois horários, as 9 h e as 14 h, com a finalidade de atender aos alunos que trabalham ou fazem cursos aos sábados.
Em nome do curso, agradeço ao Prof. Bruno Cunha, que é membro do colegiado e tem apoiado todas as atividades extra-curriculares propostas pela coordenação. Em especial, ao aluno Willian, por sua iniciativa e dedicação.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Reportagem sobre as Semanas Acadêmicas está no site da FACED


Na página inicial da FACED, há uma chamada para uma reportagem sobre as semanas acadêmicas realizadas em nossa IES nos meses de abril e maio.




MEDALHA MÉRITO CONTÁBIL DE MINAS GERAIS

Estaremos encaminhando ao CRCMG, até o dia 25/06/2009, um nome indicado para a Medalha Mérito Contábil de Minas Gerais, honraria máxima concedida pelo CRCMG aos contabilistas mineiros.
Peço que utilizem esse espaço, através dos comentários ou que encaminhem e-mail à coordenação, sugerindo nomes de contabilistas que se destacam em nossa região, como líderes ou profissionais.
Aguardo sugestões até o dia 19/06 próximo, para haver tempo hábil de apurar o nosso indicado.
Jean Assunção

quarta-feira, 3 de junho de 2009

04/02/2009

TST isenta empresa de multa por não dar vale-transporte para almoço
A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho julgou indevida a multa administrativa aplicada pela Delegacia Regional do Trabalho do Piauí à Shopnews Ltda., em junho de 1999, pelo não-fornecimento de vale-transporte para deslocamento dos empregados no intervalo para almoço e descanso. A decisão restabeleceu sentença originária que julgou procedente o pedido formulado pela empresa em mandado de segurança e declarou nula a autuação.
De acordo com o ministro Carlos Alberto Reis de Paula, relator do recurso de revista da empresa, a Lei nº 7.418/1985, alterada pela Lei nº 7.619/1987, instituidora do vale-transporte, não impõe ao empregador a obrigação de fornecer vale-transporte para que o empregado se desloque para almoçar em sua residência. Dessa forma, a aplicação da multa foi, segundo o relator, “circunstância que contraria o disposto nas normas legais”.
O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (PI) decidiu manter a multa administrativa depois de avaliar a situação esboçada pela DRT, no sentido de que não fornecer o vale-transporte nesse período seria negar aos empregados a oportunidade da principal refeição do dia. Ao impor a multa, a DRT considerou que não existia refeitório na empresa, nem locais próximos para alimentação, e assim o trabalhador tinha de se deslocar até a sua residência.
Ao analisar a conclusão da DRT, o Regional entendeu que houve interpretação da norma legal de forma mais benéfica ao trabalhador, pela aplicação dos princípios que norteiam o direito trabalhista. O TRT ressaltou, ainda, que o assunto não é matéria pacífica na jurisprudência. Diante da nova situação, a Shopnews recorreu ao TST, invocando o preceito constitucional segundo o qual ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão por imposição legal, para prevenir a aplicação da multa. Ao apreciar o caso, o ministro Carlos Alberto deu razão à empresa.
Segundo o relator, “o empregador tem o dever de fornecer ao empregado o vale-transporte tão-somente para cobrir o percurso residência-trabalho e vice-versa, no início e no término da jornada de trabalho”. Com esse entendimento, a Terceira Turma restabeleceu a sentença originária.
(Lourdes Tavares)

NOVA PUBLICAÇÃO DE ARTIGO

Prezados Amigos,


É com grande alegria que informo neste espaço, a aceitação de um novo artigo para publicação de minha autoria.
O artigo com o título "Os impactos dos custos de transação na estratégia competitiva: uma abordagem à luz da Economia dos Custos de Transação e o modelo de posicionamento de Porter", será publicado na próxima edição da Revista Mineira de Contabilidade.
Espero que gostem do estudo e fico no aguardo de críticas e sugestões.
Jean Assunção

NOVA VERSÃO DA DACON

A IN 939/2009 da RFB, aprovou a versão da DACON Mensal-Semestral 2.0, que deverá ser utilizada para o preenchimento dos fatos geradores ocorridos a partir de 01/01/2008, original ou retificador.
Maiores informações no site da RFB.

CONSOLIDAÇÃO DAS NORMAS DA DACON

Através da IN 940 RFB, de 19/05/2009 (DO-U 21/05/2009) a Receita Federal consolidou as normas para entrega da DACON.
Lembramos que, a entrega daDACON mensal das competências de outubro/2008 a junho/2009, foram prorrogadas para 07/08/2009 (IN 922/2009); já a DACON Semestral do 2º semestre de 2008, foi prorrogada para 07/10/2009 (IN 928/2009).
Maiores informações: www.receita.fazenda.gov.br

INDENIZAÇÕES POR LUCROS CESSANTES

De acordo com a Solução de Consulta 63 SRRF-8ª RF, de 16/03/2009 (DO-U de 06/04/2009), as indenizações por lucros cessantes compõem as bases de cálculo do IRPJ, CSLL, PIS e COFINS.

CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL COBRADA PELOS SINDICATOS

ORDEM DE SERVIÇO 1 MTE, DE 24-3-2009
– Não Publicada em Diário Oficial –
O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso de suas atribuições e em face da necessidade de baixar interpretação, a ser seguida pelos órgãos singulares do Ministério do Trabalho e Emprego, no que concerne à cobrança da contribuição assistencial pelas entidades sindicais, RESOLVE:
Art 1º – É possível a cobrança da contribuição assistencial de todos os trabalhadores, quando:
I – for instituída em assembleia geral, com ampla participação dos trabalhadores da categoria;
II – estiver prevista em convenção ou acordo coletivo de trabalho; e
III – for garantido ao empregado não sindicalizado o direito de oposição ao desconto no salário.
Art. 2º – Para a legalidade da cobrança, o sindicato deverá informar ao empregador e aos empregados o valor ou a forma de cálculo da contribuição assistencial.
§ 1º – O direito de oposição do empregado não sindicalizado deve ser exercido por meio de apresentação de carta ao sindicato, no prazo de dez dias do recebimento da informação prevista no caput.
§ 2º – Havendo recusa do sindicato em receber a carta de oposição, o empregado poderá enviá-la via postal, com aviso de recebimento.
§ 3º – Deverá o empregado não sindicalizado apresentar ao empregador, para que ele se abstenha de efetuar o desconto, comprovante de recebimento, pelo sindicato, da carta de oposição, ou o aviso de recebimento da empresa de correios.
Art 3º – No cumprimento dos pressupostos desta Ordem de Serviço, não deverá ser considerada ilegal, pelos órgãos do Ministério do Trabalho e Emprego, a cláusula de instrumento normativo que institua a contribuição assistencial.
Art. 4º – Publique-se no Boletim Administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego. (Carlos Luppi)

terça-feira, 2 de junho de 2009

Prazos para retificação de DIRPF com Abono Pecuniário de anos anteriores

Prezados,
Segue link para instruções e prazos de retificação das DIRPF de 2004 a 2007, no qual o contribuinte tenha recebido abono pecuniário.
A retificação não gera multa e a restituição será corrigida pela taxa Selic acumulada até o mês anterior ao da restituição mais 1%, a contar do mês de maio do exercício correspondente ao da declaração original.