sexta-feira, 25 de setembro de 2009
SEF MG divulga lista de novos contribuintes obrigados ao EFD em 2010
A lista dos contribuintes que estarão obrigados à Escrituração Fiscal Digital - EFD em Minas Gerais, a partir de 2010, pode ser acessada no link: http://www5.fazenda.mg.gov.br/spedfiscal/files/obrigados_EFD_2010.pdf
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Duas datas para se comemorar

história de nosso padroeiro, acesse:
http://www.cfc.org.br/conteudo.aspx?codMenu=181
Amanhã, dia 22/09, comemoramos o DIA DO CONTADOR, pois marca a criação do primeiro bacharelado em Ciências Contábeis no Brasil. Logo, amanhã é o dia que homenageia os profissionais com curso superior.
Temos também, as datas de 25/04, Dia do Contabilista Brasileiro, em homenagem ao ao Senador João Lyra, grande defensor da profissão contábil. A data marca um importante discurso, realizado em 25/04/1926, que enalteceu a classe contábil brasileira.
E, ainda, o dia 20/11, dedicado aos Técnicos em Contabilidade. Aliás, além de bacharel em Ciências Contábeis, também sou técnico em contabilidade com muito orgulho.
Logo, vou comemorar também como meu dia o dia 20 de novembro próximo.
A todos os bacharéis e alunos do curso de Ciências Contábeis, meus cumprimentos e felicitações pelo dia de amanhã.
Que hoje, dia do nosso padroeiro São Mateus, possa ser um dia de reflexão e espiritualidade.
Jean Assunção
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Vestilbular FACED 2010
Inscrições:
Na FACED: de 26/10 a 27/11
Na Internet: de 26/10 a 26/11
Valor da Inscrição: R$ 30,00
Data das provas de vestibular: 28/11/2009 das 14 h as 18 h
Inscrições pelo ENEM: de 26/10 a 23/11, pela internet ou na FACED - Resultado em 25/11 as 15h.
Resultado do Vestibular: dia 02/12 as 15 h
Matrículas: de 03 a 22/12/2009.
Segunda Chamada: dia 04/01/2010
Matrículas da Segunda Chamada: de 05 a 08/01/2009
Acordo permite ao CFC opinar sobre regulamentação de cursos de Ciências Contábeis
Em 2008, quando um assessor do MEC ministrou uma palestra no CRC SP, foram iniciadas as conversas sobre a participação dos conselhos de classe nos processos de autorização e reconhecimento dos cursos de Ciências Contábeis. Em seguida, foi agendada uma reunião entre o MEC e representantes do CFC, com a participação do presidente do CRC SP, Sergio Prado de Mello.
Para Sergio Prado, a assinatura do termo é “um grande passo para a valorização da profissão” e vai de encontro ao Exame de Suficiência pleiteado pelo Sistema CFC/CRCs, com o intuito de contribuir para um ensino de qualidade na área da Contabilidade.
O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega, acrescenta que, pelo fato de conhecerem a profissão em profundidade, os representantes do CFC “poderão propor atualizações e melhorias que afetarão positivamente a formação dos alunos e, por conseguinte, a atuação destes profissionais”.
O objetivo do CFC é contribuir para a melhoria dos cursos de graduação de Ciências Contábeis no País. A secretária de educação superior, Maria Paula Dallari, concorda. “Estamos superando uma cultura marcada por separação entre Estado e sociedade no que diz respeito a políticas públicas. Agora, a postura é de envolvimento”, enfatizou.
Essa cooperação já estava prevista no Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre a regulação, supervisão e avaliação de instituições de ensino superior. O artigo 37 desse Decreto estabelece que o órgão de regulamentação profissional pode opinar sobre a decisão do MEC referente a curso de graduação que corresponda à profissão.
Para avaliar e opinar sobre o processo de regulação dos cursos, representantes do CFC serão capacitados para acessar o sistema e-MEC. A secretária Maria Paula disse que o Conselho poderá contribuir com informações sobre o desempenho dos egressos de cada instituição no mercado de trabalho.
Além da presidente do CFC, assinaram o termo de colaboração os presidentes dos conselhos federais de administração, biomedicina, educação física, química, farmácia, biologia, engenharia, arquitetura e agronomia.
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Curso no Sindicato dos Contabilistas de Divinópolis e Região
Informação enviada pelo Aluno Wallison Ribeiro.
Nova lei garante direito aos carregadores de cargas
Foi publicada na sexta-feira (28), no Diário Oficial da União, a Lei nº 12.023, de 27 de agosto de 2009, que regulamenta as atividades de movimentação de mercadorias em geral e o trabalho avulso. Em reunião com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, sindicalistas representantes dos Sindicatos de Movimentação de Mercadorias em Geral (carregadores) de todo o Brasil falaram sobre a importância deste Lei para o trabalhador brasileiro. Com a nova Lei, os sindicatos de cada categoria passam a fazer a intermediação obrigatória da mão-de-obra, garantindo direitos aos trabalhadores avulsos, como remuneração justa, repouso remunerado, Fundo de Garantia do Tempo de serviço (FGTS), 13º salário, férias remuneradas e adicional de trabalho noturno. Antes desta regulamentação, os trabalhadores avulsos que exerciam suas atividades na movimentação de mercadorias, não contavam com uma legislação que os amparassem e atuavam informalmente. A Lei entra em vigor 30 dias após a data de publicação. Durante a audiência, o ministro Lupi disse que a Lei representa uma grande vitória para os trabalhadores brasileiros. "É a carta alforria para os trabalhadores deste setor, e vai contribuir para a geração de mais de 1 milhão de empregos formais no próximo ano, garantindo os direitos dos nossos trabalhadores", afirmou o ministro. Para os representantes dos sindicatos, a Lei vai fortalecer os sindicatos e inserir os trabalhadores no mercado de trabalho formal. "Gostaríamos de agradecer, em nome dos trabalhadores de atuam na movimentação de mercadorias em geral em todo o país e que hoje têm registro. Éramos filhos sem pais. Hoje estes filhos estão devidamente registrados", disse José Lucas da Silva, representante do sindicato da categoria em Mato Grosso.
Fonte: MTE - Ministério do Trabalho e Emprego